Inteligência artificial no recrutamento: por onde começar?

Inteligência artificial no recrutamento: por onde começar?

Se você é do time que acha que inteligência artificial no recrutamento e seleção é só modinha passageira, é melhor repensar. Na verdade, a transformação digital no RH com ferramentas de automação chegou pra ficar. Por isso, quem não acompanhar essas mudanças vai perder uma grande oportunidade no mercado de talentos.

Nesse artigo vamos te dar algumas dicas de por onde começar a aplicar essas tecnologias a seu favor no processo seletivo.

🚨E mais: não se preocupe que, enquanto o fator humano do RH prevalecer, não seremos substituídos por IA.

1. De anúncio no jornal a chatbots: A evolução do Recrutamento e Seleção

história do R&S passou por revoluções incríveis ao longo dos avanços tecnológicos:

  • Era pré internet: Era do “olho no olho” e “quem indica”
  • 1990+: Surgimento dos primeiros sites de emprego
  • 2010+LinkedIn e redes sociais dominando o recrutamento digital
  • 2024IA no recrutamento automatizando 80% das tarefas (Segundo estimativas da OpenAI)

Ou seja, chegou o momento de utilizar inteligência artificial durante toda a jornada no R&S, otimizando horas de trabalho operacional e focando em garantir uma melhor experiência para as pessoas candidatas no processo seletivo.

2. Por onde começar a utilizar Inteligência Artificial no Recrutamento [5 Aplicações Práticas]

Se você quer começar a aplicar IA no recrutamento e não sabe por onde começar, pois aqui estão algumas aplicações práticas de uso de tecnologias que otimizam os processos seletivos e garantem uma melhor eficiência nas contratações:

1️⃣Chatbots de inteligência artificial

Automatizando a triagem de currículos e respondendo candidatos 24/7 com ferramentas de comunicação. Sabemos que essa ainda é uma discussão polêmica dentro do universo de utilização de IA no RH, e não somos a favor de nenhuma tecnologia tomando decisões importantes no processo seletivo. Contudo, elas podem apoiar na categorização das candidaturas e rankeamento dentro do ATS para facilitar a etapa de triagem.

2️⃣Descrição de vagas com GenAI

Gerando job descriptions perfeitas em minutos com ferramentas de IA para recrutadores. Aliás, se você ainda não utilizou IA generativas para criar descrições de vaga, sugerimos que você acesse alguma das principais (ChatGPT, Gemini e Deepseek) para testar. Dessa maneira, a partir das informações estratégicas coletadas no alinhamento de perfil de uma vaga, você pode transformar as anotações em uma descrição assertiva para o público-alvo buscado.

3️⃣Entrevistas com IA

Ferramentas como Fireflies.ai transcrevem e resumem entrevistas – e te economizam hooras de documentação das informações coletadas durante as agendas. Dessa forma, com o tempo que você leva anotando cada resposta da pessoa candidata, você aproveita para se manter presente na entrevista e fortalecer a sua avaliação comportamental com técnicas avançadas.

4️⃣Sourcing de talentos

Planejando e organizando estratégias de vagas com pesquisas de mercado e análises de dados inteligentes. Hoje me dia, as ferramentas de busca de candidatos têm cada vez mais integrado funcionalidades de IA e construído algoritmos para encontrar os melhores talentos de forma mais eficiente e assertiva. No que diz respeito à análise de dados, hoje não faltam tecnologias de coleta e análise de dados eficiente para tornar o seu recrutamento e seleção mais data-driven.

5️⃣Employer Branding automatizado com IA

Criando conteúdos para atração de talentos com ajuda de marketing de recrutamento automatizado. Imagine só: ter um CRM automatizado, que envia comunicações para os potenciais candidatos conforme a jornada personalizada dele em contato com a sua empresa. Sonho né? 🥹 A boa notícia é que está mais próximo do que longe, pois existem múltiplas tecnologias que apoiam na criação desse tipo de automação dentro do ATS e demais ferramentas de R&S.

3. LGPD e viés algorítmico: Desafios da inteligência artificial no recrutamento: 

Diante às inúmeras possibilidades de utilização de inteligência artificial no recrutamento, outros desafios éticos surgem. Por isso, não podemos deixar de lado um olhar cuidadoso à leis de proteção de dados e o impacto que esse tipo de tecnologia implica no compartilhamento de informações sigilosas e nas tomadas de decisão das contratações nas empresas.

O viés algoritmo é outro perigo invisível na adoção de IA. Isso ocorre quando a capacidade da IA de reproduzir (e até amplificar) preconceitos presentes nos dados usados para treinar o algoritmo. Veja só: se a maioria dos profissionais contratados para determinada vaga no passado eram homens, a IA pode “aprender” a priorizar currículos masculinos, mesmo que inconscientemente😱

Isso já aconteceu na prática em sistemas que discriminavam currículos com palavras como ”mulher”, e ferramentas de vídeo entrevista que tendiam a favorecer candidatos com determinados traços faciais ou tom de voz.

Dica 2Re: Seja um guardião da LGPD e diversidade ao experimentar tecnologias de inteligência artificial no recrutamento, e busque manter o máximo possível de distanciamento da IA em relação a tomada de decisão de contratação. Acima de tudo, utilize o seu fator HUMANO a favor, e tenha senso crítico! questione, pesquise e se necessário, reveja tecnologias que estejam em desacordo com os pontos apresentados acima.

4. O futuro do R&S: Fator humano + IA

Temos plena certeza que IA será tendência em RH para os próximos anos, e acreditamos que uma coisa é certa: os melhores recrutadores serão aqueles que souberem unir: Tecnologias que otimizem recrutamento, fator humano na condução de processos seletivos, e skills como capacidade de planejamento, pensamento crítico e visão estratégica.

Portanto, se você souber fazer isso tudo, seu sucesso está garantido na geração de valor para qualquer contexto que vir a vivenciar.

A imagem apresenta as 2 recrutadoras. Duas mulheres de costas uma para a outra, em um fundo liso na cor cinza. À esquerda, vemos uma mulher negra, vestindo uma blusa branca e com os cabelos pretos. À direita, está uma mulher branca de cabelos ruivos.

Quer aprender a otimizar processos com IA, e de quebra ganhar uma lista de 50 prompts exclusivos? Conheça o nosso e-book 💜

Esse material vai te ensinar a otimizar tempo, melhorar a experiência dos candidatos(as) e automatizar todas as etapas do seu recrutamento a partir de hoje. Para isso, basta acessar a página e garantir o seu e-book agora!

Assine nossa Newsletter

Receba novos materiais e atualizações diretamente no seu e-mail.

    Logo Duas Recrutadoras @duasrecrutadoras
    Siga nosso Instagram